a tradição cristã do bastismo com agua, isto é da imersão na agua ( baptiso do grego = imersão) vem da tradição de joão batista, o batismo do arrependimento, purificação para a salvação.A tradição de João Batista vem dos essenios, ( essenios = comunidade de judeus ortodoxos e fundamentalistas viviam a margem do mar morto retirados para não se contaminar com o pecado do mundo ) a tradiçao dos essenios vinha dos judeus que batisavam os novos convertidos ao judaismo ( somente depois de fazer neles a circuncisão - ou ao contrario ) a tradição dos judeus vem de antes do povo judeu, o batismo em aguas é mais antigo do que israel e sua historia, e vem de povos mesopomios e outros, em fim , o batismo em agua é uma das tradições rituais religiosas mais antigas da civilização humana . Que coisa heim galera, o mais incrivel disto tudo é que o rei dos reis, o senhor dos senhores, nosso jesus cristo de nazare nosso salvador e rei, procurou joão batista e pediu para ser batizado por ele, o que isto significa ? que mesmo jesus sabendo que se tratava de uma tradição das mais antigas da humanidade e adotada pelo judaismo, vindo de outros povos e costumes, jesus se submeteu a tradição de joao para dizer, " eu to contigo meu brother, tmo junto irmão, onde voce for eu vou, se o lance é mergulhar na agua, conte comigo tb nessa..."
então galera underground jesus abençoou a tradição adotada por joão, e como outras tradições há na igreja cristã que nós adotamos, as tradições dos apóstolos são coisas boas, há varias que nós esquecemos ou deixamos historicamente de lado por causa da formação da guerra dos evangelicos e catolicos no inicio da historia protestante no brasil, mas tem muita tradição maravilhosa e que é muito anterior a igreja romana, inclusive incensos, velas, trajes de culto ( herdados da sinagoga e do povo de deus no deserto etc...) e tantas outras coisas, até a cruz era simbolo adotado nos cristãos primitivos bem antes de roma, então galera, vamos honrar as tradiçóes apostolicas, mesmo porque são altamente underground né, hehehehehehe
Glorias a jESUS cRISTO DE nAZARÉ, NOSSO SENHOR E DEUS, E SENHOR DO UNDERGROUND TB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezado irmão. Paz e graça. Estou acessando seu blog pela primeira vez, fomos brevemente apresentados há alguns anos e quero compartilhar que, embora tenha recebido na adolescência uma sólida formação batista nos anos de 91/93, hoje sou muito flexível em relação ao batismo por aspersão. Apenas não concordo com o batismo infantil com base em Atos 36-38. No entanto, o batismo por imersão parece-me o ideal, principalmente por causa do seu significado em grego 'baptisma' e porque representa a nossa imersão em Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição. Sobre manter tradições, é legal desde que haja compreensão e tudo seja feito com um propósito, assim como foi o batismo de João no Jordão. Porém, se numa determinada região não for possível praticar o bastismo por imersão por falta de local com água, penso que a aspersão pode ser aceita assim como é aceito o fato de se tomar suco de uva nas ceias no lugar do vinho. Aproveitando a ocasião, gostei do seu conceito de Igreja "não convencional", conforme li em sua descrição e acho que, atualmente, é isto que as pessoas estão buscando porque o povo não está mais aguentando viver de aparências religiosas. Que Deus lhe abençoe!
ResponderExcluir